Uma Boa Carne


Uma boa carne para o seu churrasco

 

O que define uma boa carne para o seu churrasco não é o corte da mesma, mas sim se o animal abatido foi bem criado, bem alimentado e se no momento do abate foi feito todos os procedimentos corretos.
Como podemos saber disto ?

É um pouco difícil de saber.
Quando compramos a carne vamos direto ao açougue e já a temos toda separada.
Neste caso temos sempre que confiarmos em um bom açougue.
Um açougue de confiança começa pela certificado de Inspeção Federal. Isto indica que o açougue zela pela qualidade e segue todos os procedimentos de segurança, limpeza e armazenamento.

Como no Brasil sempre temos os mais espertos, temos também a carne de boi e a carne de vaca.
A vaca tem a gordura que sempre encontramos entremeada na carne de cor amarela, isto devido a lactose em seu organismo. É uma gordura menos espessa. É uma carne mais dura.
Enquanto que a carne de boi é mais macia e com a gordura mais espessa.
A carne de boi é mais nova do que a vaca, já que a vaca é utilizada mais para a amamentação.

Outro ponto que diferencia muito é a raça do boi. Existe muito esta comparação entre a carne Brasileira e a Argentina.

No Brasil a raça mais utilizada é o Nelore. É uma raça vinda da Índia. Estima-se que o Brasil possui um rebanho com mais de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto, dos quais 80% do gado de corte é Nelore.
O Nelore é resistente ao calor devido à sua grande superfície corporal e por possuir maior número de glândulas sudoríparas.

Na argentina a raça mais utilizada é o Angus. É uma raça vinda da Escócia. Estes animais são volumosos, compridos, de moderadamente altos para altos. Se adaptam facilmente ao clima frio.
A camada de gordura contida nas carnes de Angus é considerada perfeita, nem fina nem grossa e ainda é marmorizada, ou seja, ela é entremeada na musculatura do animal o que acaba deixando a carne mais magra com o mesmo sabor da carne mais gorda, sem necessariamente consumir tanta gordura.
É um animal que contem uma carne mais macia.

Para conhecer outras raças acessem: Raças de Boi

Fonte de pesquisa:
Fonte e Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *